Movidos pela fé mais de 20 mil pessoas são levadas à 43º Romaria em Braganey

A madrugada do domingo, 8, foi intensa para os mais de 2 mil peregrinos que fizeram um dos três caminhos que levam ao Santuário Nossa Senhora da Salette, em Braganey, na 43º Romaria.

Eles chegavam sozinhos, em grupo de amigos e famílias, e percorreram durante a noite quase 25km para agradecer bênçãos recebidas, pedir por curas e Graças.

O domingo começou com fogos de artifício e o embalo dos sinos. A Alvorada Festiva às 5h anunciava o dia de intensas celebrações. A primeira delas aconteceu logo no início da manhã, às 6h. A Missa da Aurora reuniu todos os peregrinos que caminharam durante a madrugada que vieram de diversos Estados como Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O reitor do Santuário Pe. Edvanderson Cordeiro foi que recebeu os fiéis, e com muita animação relembrou o tema da romaria “Com Maria, em Salette, somos enviados em Missão”.

“Este tema que foi inspirado no convite que o Papa Francisco fez à nossa igreja para que no próximo mês, outubro, nós vivamos a experiência do mês missionário. E Maria é por excelência a missionária do Senhor.”

Com a bênção dos cereais, e aos sons de violões e violas a missa das 7h30min, foi dedicada aos agricultores da Romaria de Braganey.

Da Capela Bom Jesus em Bragantina, às 9h, saiu a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Salette com o véu de 43 metros. Os fiéis caminharam 2,5km até a igreja do Santuário para a celebração da Missa Solene, celebrada pelo arcebispo Dom Mauro.  Novamente o número de fiéis surpreendeu, e muitos assistiram a missa do lado de fora. Somente nesta celebração foram servidas em torno de 5 mil hóstias.

Dom Mauro falou que o dia era de Graça e Benção no Santuário. “Maria, é poderosa, ela é a grande intercessora nossa junto a Jesus […] Nossa Senhora é humana como nós, concebida sem o pecado original. Ela sabe porque conviveu como nós, foi mãe, foi esposa, foi cidadã, viveu no mundo. Ela entende de nós. Mas, ela também entende do lado de Deus, porque ela gerou em seu ventre a natureza humana do próprio Deus, que é Jesus Cristo.”

O arcebispo ainda lembrou do propósito dos fiéis ao ir no Santuário. “Tenham o propósito hoje de vir a este Santuário para fazer a vontade de Jesus, e a vontade de Jesus é que nos amemo-nos uns aos outros.”

Após a Missa foi servido o tradicional almoço em honra à Nossa Senhora da Salette, foram servidas mais de 3 toneladas de carne.

No início da tarde, o movimento “Terço dos Homens” rezou com Santo Terço com a comunidade.

A penúltima celebração do dia, aconteceu por volta das 14h. A Celebração da Saúde teve uma bênção dos enfermos, e as orações pedindo saúde aos peregrinos.

E às 15h foi a vez dos jovens serem Consagrados a Nossa Senhora da Salette, na última celebração do dia.

Desde o sábado, 7 até o fim do domingo, 8 o Santuário recebeu mais de 20 mil romeiros. 

As celebrações da Romaria ainda continuam até o dia 19 de Setembro, quando se comemora 173 anos da aparição de Nossa Senhora, em La Salette na França.

Com informações: Conexão Revista