Mais 2 mil pessoas devem fazer a 43ª Romaria de Nossa Senhora da Salette em Braganey

O Santuário de Nossa Senhora da Salette, em Braganey se prepara para receber no próximo domingo, 08, em torno de 2 mil peregrinos para 43ª Romaria.  Os romeiros saem a pé ou de bicicleta de cidades como Cascavel, Corbélia, Cafelândia, Anahy e Iguatu e chegam percorrer mais de 50km até o Santuário.

O reitor do Santuário, Pe. Edvanderson Cordeiro conta que já tem ao menos seis grupos de romeiros que confirmaram a participação na peregrinação, eles vem de Cascavel, Catanduvas, Anahy, Cafelândia, Iguatu e Campo Bonito.

Os grupos se organizam por conta própria, mas durante a madrugada se encontram nos trajetos. Durante o domingo, o número de fiéis que visitam o Santuário aumenta ainda mais.  “Fora os grupos que vem para passar o domingo, e participam da Caminhada de 2,5km do distrito da Bragantina até o Santuário e depois participam da Missa Solene, presidida por Dom Mauro Aparecido dos Santos.”

Os peregrinos utilizam três rotas para a caminhada até o Santuário, a principal delas é de Corbélia à Braganey, que tem 22km

Desde o dia 12 de agosto, a Comunidade do Santuário está em preparação para Romaria. Durante 18 dias, as celebrações Eucarísticas foram feitas nas casas dos fiéis, que residem em Braganey. “Essa experiência é muito rica, pois, partilhamos do pão da palavra e da Eucarística, nas realidades de cada setor de nosso Santuário” conta o Reitor

Na sexta-feira, 30, e última semana de preparação, o Santuário deu início à celebração de novenas diárias em honra a Nossa Senhora da Salette. “Cada dia, até a véspera da Romaria, um sacerdote celebrará a Santa Missa, no Santuário”. Ao mesmo tempo, Padre Edvanderson, celebra a novena nas comunidades Rurais do Município de Braganey.

“A resposta a esta caminhada foi muito expressiva, pois cada dia, as celebrações contavam com um grande número de fiéis e os três primeiros dias da novena contavam com o Santuário cheio”, conta o Pe. Edvanderson.

Para o domingo, 8, os trabalhos no Santuário de Nossa da Salette se intensificam ainda mais. Diversas equipes se dividem em recepção e acolhimento dos romeiros, voluntários com pontos de apoio nos percursos e ainda com a preparação de alimentos que serão vendidos no dia da Romaria.

Voluntários Anjos da Noite de Corbélia. colaboram há 16 anos como principal ponto de apoio no caminho de Corbélia à Braganey.

“Além da preparação espiritual, de suma importância, o santuário também se prepara para acolher bem os romeiros e com isso conta com a participação da comunidade. Foi realizada uma arrecadação de donativos para a produção dos alimentos que serão vendidos no dia da Romaria como cucas, bolos, churrasco, espetinho, farofa, maionese e outros. Isso colabora e muito, pois os valores arrecadados contribuem para a continuidade da reforma do Santuário.”

Para o almoço de domingo, estão sendo preparadas mais de 3 toneladas de carne. Os churrascos já podem ser adquiridos na Secretaria do Santuário.

 Durante o dia todo haverá celebrações, missas e terço em honra a Nossa Senhora da Salette.

Confira a programação para a 43ª Romaria do Santuário Nossa Senhora da Salette:

SÁBADO – 07/09

  • 19h30: Santa Missa com benção dos Peregrinos na Paróquia São Judas Tadeu, em Corbélia.
  • 19h30: Encerramento da Novena (Santuário)
  • 20h30: Carreata com a Imagem de Nossa Senhora da Salette, saindo do Santuário em direção a Capela Bom Jesus (Bragantina).

DOMINGO – 08/09

  • 00h00: Vigília Eucarística
    • 05h00: Alvorada Festiva e Toque dos Sinos
    • 05h30: Benção do Santissímo
    • 06h15: Missa da Aurora
    • 07h30: Missa com benção dos Agricultores
    • 09h00: Santo Terço (Capela Bom Jesus), seguida de Procissão ao Santuário
    • 10h30: Missa Solene, presidida por Dom Mauro Aparecido dos Santos
    • 12h00: Almoço
    • 13h00: Terço dos Homens
    • 13h30: Missa com Benção dos Enfermos
    • 15h00: Terço da Misericórdia
    • 15h30: Missa Vocacional com Consagração da Juventude.