Santuário de Braganey se prepara para 43ª Romaria de Nossa Senhora da Salette

Agradecer, pagar promessas, pedir bênçãos, milagres ou apenas para reflexão e fé. São muitos os motivos que levam os devotos a participarem da Romaria do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Salette, em Braganey, que chega a sua 43ª edição.

A preparação para a grande romaria que acontece no dia 08 de Setembro, teve início na segunda-feira, 12 de agosto. O período de peregrinação inclui missas diárias com a imagem de Nossa Senhora da Salette sendo levada para casas dos devotos no município de Braganey.  

“Com Maria, em Salette, somos enviados em Missão” é o tema desta edição, e o reitor do Santuário, Padre Edvanderson Cordeiro, conta que este é o momento de sermos peregrinos como Maria.

“O tema da nossa Romaria é inspirado no ano Missionário. E essa experiência pré-Romaria vai justamente introduzindo em nossa comunidade a espiritualidade da Romaria. Somos todos chamados a Caminhar como Maria, e com Maria e entregar nossos passos nas mãos do Senhor, para que assim sejamos verdadeiros discípulos do Senhor”.

A 43ª Romaria do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Salette tem uma extensa programação, que segue até o dia 19 de Setembro, quando se comemoram os 173 anos de aparição de Nossa Senhora na montanha La Salette, na França.

O dia mais esperado é o domingo, 8 de setembro, em que os devotos durante a madrugada, realizam peregrinações vindos de cidades da região. Os três principais caminhos percorridos são de Anahy à Braganey e Iguatu à Braganey pela PR-474, e Corbélia à Braganey, pela PR 573 , sendo este o mais procurado pelos peregrinos.

A Romaria deste ano incluiu uma celebração especial em Corbélia na noite do sábado, 07, na Paróquia São Judas Tadeu. O Padre Edvanderson irá celebrar a missa a partir das 19h30min, e ao fim realizará a bênção dos romeiros, na sequência todos sairão em caminhada em direção ao Santuário na cidade vizinha.

A expectativa é que em torno de 2 mil pessoas participem da romaria durante a madrugada do dia 8. O domingo amanhece com celebrações, e a primeira delas é as 5h da manhã com a Alvorada Festiva e Toque dos Sinos.

Na sequência, ocorre a bênção do Santíssimo, e às 6h15min a Missa da Aurora. “É a primeira Missa do Dia. Logo no Amanhecer acolhe e abençoa os romeiros que durante a noite fizeram sua peregrinação/ caminhada e desejosos de cumprir sua penitência, participam da mesa eucarística” comenta o reitor Pe. Edvanderson.   

Às 7h30min será celebra a missa dos agricultores. “Nesta celebração fazemos o gesto concreto de reconhecimento, gratidão e carinho por tudo que recebemos da nossa terra e do trabalho dos agricultores e agricultoras”.

Ás 9h será rezado o Santo Terço na capela Bom Jesus de Bragantina, e na sequência os fiéis seguem em procissão rumo ao Santuário em Braganey levando a imagem de Nossa Senhora da Salette junto ao manto, que este ano medirá 43 metros de comprimento.

Às 10h30min a procissão chega ao Santuário que celebra uma das principais missas do dia, presidida pelo Bispo Dom Mauro.

Ao meio dia, será servido o tradicional almoço no Salão Paroquial, em comemoração à padroeira.

As celebrações seguem também durante a tarde. E as 13h os homens se reúnem no Santuário para rezar o “Terço dos Homens”.

Às 13h30min o Santuário celebra a Missa com a Bênção dos Enfermos. E às 15h será rezado o terço da Misericórdia.

Às 15h30min é a vez dos jovens receberem uma bênção especial com a Missa Vocacional e Consagração da Juventude.  

Entre os dias 16 e 18 de Setembro, o Santuário realiza o Tríduo. Na quarta-feira, 18, terceiro dia do Tríduo, a celebração acontece na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na cidade Iguatu, e em seguida saem em Procissão até o Santuário em Braganey.

E no dia 19 de Setembro o Santuário realiza a missa em honra aos 173 Anos da aparição de Nossa Senhora em La Salette com consagração das crianças, às 9h30min.