Conheça a história da Romaria do Santuário Nossa Senhora da Salette

A primeira Romaria à Nossa Senhora da Salette foi realizada em 20 de Maio de 1977. Neste mesmo ano, Braganey foi privilegiado e recebeu um grande número de fiéis para o evento. No mesmo período a estrada de 21,5km que liga Braganey à Corbelia recebeu uma campada asfáltica.

No ano seguinte, 1978, para a alegria da população, a Paróquia recebeu a visita de missionários Saletinos, que vieram para as Santas Missões em nossa cidade e permaneceram até a data segunda Romaria, que, na ocasião, acolheu mais de 20 mil pessoas vindas de todos os lados.

Percebendo que o povo havia aderido a Romaria, sentiu-se a necessidade de se construir um Salão Paroquial.

Já na ocasião da terceira Romaria o número de devotos foi tão grande que TV Tarobá de Cascavel e a Rádio de Ubiratã fizeram uma ampla cobertura de nosso evento.  O Jornal o Paraná de Cascavel também deu destaque em sua edição de 29/05/1978.

Em 03 de dezembro de 1982, a Assembleia Legislativa do Paraná, em votação, aprovou a emancipação de nossa cidade. Naquele mesmo mês o Pe. Aldacir José Carniel precisou despedir-se da cidade que ajudou a desenvolver e a tornar município, para seguir sua caminhada evangelizadora.

Com isso, assumiu em seu lugar Pe. Valentin Celeste Dal Pozzo, que deu continuidade nos trabalhos junto à comunidade.

A Arquidiocese de Cascavel, considerando o número cada vez maior de romeiros que se dirigiam a Braganey anualmente, resolveu construir ali o Santuário de Nossa Senhora da Salette. O Pe. Aldacir, que deu início as primeiras romarias, também havia feito campanhas em prol da construção do referido Santuário. Após três anos, o mesmo foi inaugurado. Mais precisamente, na data de 21 de setembro de 1986.

Em 2003 ao assumir a Paróquia, o ilustríssimo Sr. Pe. Ovídio Natal Breda, decidiu com a comunidade que no mês de maio seria realizada a Festa das Colheitas em agradecimento a Nossa Senhora da Salette pelos bons frutos colhidos em nosso município.

A tradicional Festa da Padroeira passou a realizar-se em setembro, mês de Nossa Senhora da Salette, em que se comemora sua aparição em La Salette.

Desde então todos os anos, no mês de Setembro, milhares de fiéis vindos de diversos Estados do Brasil, e principalmente devotos da própria região realizam a Romaria do Santuário Arquidiocesano do Santuário Nossa Senhora da Salette, em Braganey.

Em 2008, a Paróquia passou a ser Santuário, conquista esta tão merecida pela população. Houve ainda um plebiscito sobre o consumo de bebida alcoólica em dia de Romaria. A população que este tipo de bebida não seria mais comercializado nas Romarias por respeito aos fiéis, tornando-as apenas um momento de bênçãos e oração.

Atualmente o Reitor do Santuário Nossa Senhora da Salette é o  Pe. Edvanderson Cordeiro Severino, que assumiu o Santuário em 2012 e se faz presente até a data atual, dando continuidade aos trabalhos em nosso Santuário.

Chegando em sua 43ª Edição a Romaria traz o tema

“Com Maria, em Salette, somos enviados em Missão”

Visitantes que já passaram pelo Santuário e compartilharam este momento conosco

Leia também: Confira a programação para a 43ª Romaria do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Salette, em Braganey

Visite o Santuário Nossa Senhora da Salette, em Braganey – Pr

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de toda a programação de missas e eventos do Santuário.