Fé em Nossa Senhora da Salette atrai turistas de todo o país à Braganey

Todos os anos, no mês de setembro, centenas de pessoas saem em peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Salette, em Braganey. A caminhada chega a durar 4 horas para alguns, é um misto de fé, pedidos e agradecimentos. O período é importantíssimo para o Santuário e para o município, pois com cada vez mais adeptos o turismo religioso é crescente na cidade e se tornou destino de muitos de fiéis.

Segundo dados do Ministério do Turismo cerca de s 17,7 milhões de viajantes motivados pela fé passaram por destinos com grandes atrações turísticas voltadas ao segmento, e a comunidade do Santuário de Braganey está trabalhando para impulsionar ainda mais o número de devotos que visitam a cidade. A chegada destes romeiros exige preparação e organização tanto por parte da Paróquia, mas também do próprio município.

O Santuário Nossa Senhora da Salette instituiu recentemente a Pastoral do Turismo, já no mês de abril todos os membros puderam participar de um curso qualificação gratuito oferecido pelo SENAC sobre Organização e Planejamento do Receptivo Turístico. Nos cinco encontros os participantes puderam aprender um pouco mais sobre recepção dos turistas e como agir de forma organizada; Serviços e infraestruturas de apoio e suporte ao turismo; Inovação, criatividade e colaboração no turismo entre outros.

O Pe. Edvanderson Cordeiro explica que a criação da Pastoral do Turismo Religioso é fundamental e indispensável para o crescimento sustentável do turismo, e contribuirá com toda a sociedade de Braganey. “A Pastoral do Turismo Religioso se institui a partir de duas direções distintas e complementares: a comunidade local e o turista. Na perspectiva da primeira direção o foco é prover acolhida cristã aos turistas, cuidando principalmente do sentido da hospitalidade, bem como a atenção da Igreja para com as necessidades especiais da comunidade local atuante em empresas turísticas por meio de ações especiais. Já na perspectiva do turista, a função da pastoral é convidá-los a interessarem pela comunidade que os recebe, procurando fazer com que haja demonstração e desejo por parte destes em conhecer os valores da comunidade que os recebe, bem como expressando lhes solidariedade.”

E não é preciso datas especiais para se notar a presença de turistas religiosos no Santuário. No domingo, 23/06, uma caravana da Paróquia Santa Luzia com mais de 40 pessoas visitou a igreja e participou da Santa Missa, celebrada às 8h30min.

Peregrinos da Paróquia Santa Luzia em visita ao Santuário no domingo 23 de Junho

Desta forma, turismo religioso no município de Braganey impulsiona não só o aumento de visitas no Santuário, mas também na economia local. Com mais turistas visitando a cidade, maior será o número de hospedagens e consumo no comércio. “A Pastoral do turismo estadeia como intuito, fazer com que todo o âmbito empresarial e profissional do setor turístico compreenda e se atente às questões sociais e principalmente com o vínculo à ética e respeito à dignidade da pessoa e dos direitos humanos, por meio da prática do princípio de solidariedade e da justiça nas relações profissionais”

Visite o Santuário Nossa Senhora da Salette, em Braganey – Pr

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de toda a programação de missas e eventos do Santuário.