7 atividades para as crianças viverem bem o Natal

Sentimentos de fraternidade, ternura e paz costumam tomar conta de muita gente no fim do ano. As crianças também podem ser envolvidas por essa atmosfera natalina, que tem origem no milagre da encarnação do Verbo e é isso que pretendemos com este texto.  “Um menino nos nasceu, um filho nos foi dado […] e ele se chama Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da Paz” (Is 9, 5). A esperança se renova e é notável em cada semblante que vivencia profundamente a grandeza deste mistério.

Mas como fazer com que vivenciem profundamente a chegada do Menino Jesus quando há uma verdadeira corrida comercial para tirar Cristo do centro da celebração? Confira 7 atividades que podem ser feitas em família, com o objetivo de catequizar as crianças sobre o verdadeiro sentido do Natal.

1 – Construa um lugar para Jesus nascer

Uma dinâmica que pode ser muito divertida e evangelizadora é a construção de uma manjedoura com os personagens da noite de Natal: a família sagrada, os pastores, os animais e os reis Magos. Se você quiser, pode fazê-la manualmente e de modo rústico – evidenciando a pobreza e simplicidade do lugar em que Jesus nasceu –, explicando seu significado de despojamento. Aproveite para estimular a criatividade dos pequenos e o trabalho artesanal. Se não for possível colocar a mão na massa, é possível encontrar presépios prontos. Escolha um momento especial para montar com as crianças!

2 – Reze os mistérios gozosos com as crianças

Deus quis vir ao mundo através de uma Mulher, Maria. Em santidade e virtudes, não houve e nem haverá criatura humana que a alcance. Maria é o modelo de perfeição que somos convidados a espelhar-nos no seguimento dos ensinamentos do seu Filho, Jesus. Cultivar a intimidade filial com Nossa Senhora faz brotar nas crianças uma fé cristã profunda. Algo prático a fazer neste tempo é rezar os mistérios gozosos junto com as crianças usando desenhos ilustrativos, cantando entre os mistérios.

3 – Apresente os personagens bíblicos que fazem parte da história do Natal

O advento – tempo de preparação para o Natal – apresenta, a cada semana, personagens que vivenciaram de perto os mistérios da encarnação do Verbo de Deus. Que tal utilizar essas histórias e catequizar os pequeninos?  Temos na lista José, pai adotivo de Jesus; Isabel, prima de Maria; o Arcanjo Gabriel; o primo de Jesus, são João Batista; os pastores e etc. Eles irão adorar! Você pode buscar na internet desenhos para imprimir e colorir, desenhos em vídeo, ler as histórias.

4 – Faça uma árvore de Natal diferente

Uma sugestão diferente e criativa é criar uma árvore com as fotos da família. Você pode separar fotos da família, do que foi vivido ao longo do ano, e colar na parede, no formato de árvore. Além de dar um significado de gratidão a Deus por seus benefícios, você pode ensiná-los que o que mais importa é a vivência do Amor de Deus e que o Natal é uma experiência de renascimento, perdão e união.

5 – Promova gestos concretos de caridade

Uma dica preciosa para preparar o coração para acolher o Menino Jesus é cultivar o despojamento e a caridade das crianças no Advento. Leve-os a creches, orfanatos, asilos, etc, e os inspire a despojar-se de algum bem precioso em vista de quem mais necessite. Você pode se surpreender com o altruísmo dos pequenos.

6 – Prepare as crianças para a noite de Natal

Durante a preparação da ceia, é comum deixar as crianças brincando, alheias ao que está acontecendo. Para evitar que elas fiquem apartadas deste grande momento, você pode estimular que se preparem antecipadamente para este momento. A depender da dinâmica familiar, pode-se fazer cartazes para o Menino Jesus, pequenas esquetes teatrais  que remetem ao nascimento de Cristo. Na noite, pode-se fazer um breve momento de contação de história, falando sobre aquele acontecimento. Pode ser uma experiência emocionante!

7 – Promova a Novena de Natal com as crianças

Jesus quis vir ao mundo como um criança, e ainda disse em seu Evangelho “Deixai vir a mim as criancinhas” (Mt 19, 14). Portanto, promova com elas um tempo especial de preparação para o nascimento do Menino Deus. A Novena de Natal costuma acontecer de 17 a 24 de dezembro e tem inúmeros roteiros que você pode pesquisar pela internet ou adquirir em alguma livraria católica. É uma experiência rica e profunda, vale a pena!