O presbítero participa do sacerdócio de Cristo, ele é sinal de Jesus para a Igreja, é o pastor que orienta o povo para Deus. São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes, chamava a atenção dos fiéis: “Vós não podeis recordar-vos de um só benefício de Deus, sem encontrardes, ao lado dessa lembrança, a imagem do padre”. O santo definia o sacerdote como um “ecônomo de Deus”, um “administrador dos bens divinos”.
Por sua incansável dedicação na administração dos sacramentos, principalmente o da penitência – ele costumava passar longas horas ouvindo confissões – levou a Igreja a reconhecer o padre João Maria Vianney santo, e confiou a ele a proteção de todos os sacerdotes. Por isso, 4 de agosto, data de sua memória litúrgica, é também o dia do padre. Queremos elencar 7 motivos para rezarmos pela santificação dos sacerdotes.
1.Chamados a uma vocação especial
Os sacerdotes deixam tudo para seguir a Cristo. Deixam bens materiais por uma herança muito maior: o reino de Deus. Abrem mão da convivência com a sua família e amigos para fazerem parte de uma família muito mais numerosa: a Igreja. A família do sacerdote passa a ser formada por seus paroquianos e estes, por sua vez, assim como rezam por seus familiares, devem também rezar pelos padres de sua paróquia ou comunidade.
- Não obstante tão grande missão, são homens frágeis e pecadores
Assim como os leigos, os padres são humanamente frágeis. Em sua vida pastoral, acertam e erram, buscam a santidade, mas são pecadores como nós. No dia do padre, busquemos elevar uma prece a Deus para que os fortaleça em suas fragilidades, para que os santifique na iminência do pecado.
- Vivem a graça do celibato
Os sacerdotes abraçam o compromisso do celibato para viverem exclusivamente para Deus. Seu único propósito é, estando unido a Deus, mediar a união da humanidade com Deus. O padre deve empenhar todos os seus esforços para arrebanhar os fiéis para Jesus Cristo. O Catecismo da Igreja ressalta que os padres “são consagrados para serem, em nome de Cristo, com a palavra e a graça de Deus, os pastores da igreja” (CIC 1535). É nosso dever, como filhos espirituais e suas ovelhas, rezar para que os padres vivem em plenitude a graça do celibato.
- São representantes legítimos da Igreja
O padre – explica o Catecismo – age em nome de toda a comunidade católica, “quando apresenta a Deus a oração da mesma Igreja e, sobretudo, quando oferece o sacrifício eucarístico” (CIC 1552). Diante de tamanha responsabilidade do sacerdote encontramos mais um motivos que nos leva, de maneira especial, a dedicar nossas orações para que sejam dignos representantes de Cristo e da Igreja, em um dia tão especial.
- Vivenciam um constante combate espiritual
As batalhas espirituais de um cristão são inúmeras. As de um sacerdote são incontáveis. O Papa Francisco, falando ao clero de Roma, sabiamente comparou o constante combate espiritual dos sacerdotes à experiência de Simão Pedro que é provado constantemente para crescer na fé e assim ajudar a crescer a fé do povo. “A fé de Simão Pedro é colocada à prova na tensão entre o desejo de ser fiel, de defender Jesus, o desejo de ser grande e a negação, a covardia e o sentir-se o pior de todos”, explicou o Papa. Se Jesus orou ao Pai para que Pedro não esmorecesse em sua fé, quanto mais nós devemos rezar pelos sacerdotes para que se fortaleçam nesses combates.
- São defensores da fé diante do mundo
“Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns” (1Cor 9,22). Esse trecho bíblico ilustra perfeitamente o que deve ser o serviço sacerdotal em prol do Reino de Deus. O sacerdote é aquele que sai em busca da ovelha desgarrada, e apascenta as ovelhas já arrebanhadas para mantê-las bem alimentadas com a Palavra de Deus. É o padre quem defende a fé cristã das heresias do mundo, que nos faz enxergar a verdade, que é Deus.
- Distribuem os sacramentos
É por intermédio de um sacerdote que uma nova família se forma no sacramento do matrimônio. É o padre quem abre, para nossos filhos, as portas para a vida cristã com o sacramento do batismo. É ele quem nos concede o perdão de Cristo quando nos ouve em confissão. É o sacerdote quem unge o enfermo e clama a Deus pela cura, física ou espiritual, estimulando o doente à confiança. É de suas mãos que recebemos a Sagrada Eucaristia. Quanto devemos ser gratos a Deus por tão numerosos benefícios que Ele nos concede por meio dos sacerdotes.
Clamemos hoje a Deus para que nossos sacerdotes sejam repletos do Espírito Santo – que renova e santifica sua missão sacerdotal. Enquanto que a missão do padre é cuidar de seus filhos espirituais para que não se afastem de Deus, é dever nosso – seus filhos – rezarmos pela sua santificação, para que com o seu exemplo sejamos também, nós, santos.
Nos unamos em intercessão pelo nosso clero! Compartilhe em suas redes sociais!